INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ – PROFESSOR
BANCA: Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná – NC/UFPR
PROFESSOR DA CARREIRA DE MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO
Aplicação das provas objetivas: 21/05/2023 nas cidades de Capanema, Cascavel, Curitiba, Ivaiporã, Londrina, Palmas, Telêmaco Borba e União da Vitória.
Aulas postadas semanalmente!
No vídeo abaixo, você tem tem informações importantes sobre esse preparatório. Assista ao vídeo todo!
SOBRE
Tudo sobre esse preparatório
Conteúdo totalmente online, com videoaulas e materias de apoio esquematizados, organizados em uma plataforma bastante fácil de ser utilizada e aulas postadas semanalmente.
Estude no conforto da sua casa, no seu ritmo e no seu melhor horário. Assista às aulas quantas vezes desejar.
Conteúdos já atualizado de acordo com o edital.
Período de acesso: 21/07/2023.
O curso é dividido em módulos. Veja abaixo
Suas dúvidas sobre conteúdos podem ser enviadas por e-mail ([email protected]) e todas serão respondidas.
Se a sua dúvida não estiver respondida aqui, entre em contato pelo whatsapp.
Módulos
Módulos do curso com conteúdos
- Prova objetiva de conhecimentos: (caráter eliminatório e classificatório)
- Língua Portuguesa – 5 itens
- Fundamentos da Educação – 10 itens
- Legislação Aplicada ao IFPR – 10 itens
- Conhecimentos Específicos – 10 itens
- As questões de língua portuguesa visam averiguar a capacidade do candidato quanto:
- à apreensão do significado global dos textos;
- ao estabelecimento de relações intratextuais e intertextuais;
- ao reconhecimento da função desempenhada por diferentes recursos gramaticais no texto, nos níveis fonológico, morfológico, sintático, semântico e textual/discursivo;
- à apreensão dos efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos verbais e não verbais em textos de diferentes gêneros: tiras, quadrinhos, charges, gráficos, infográficos etc.;
- à identificação das ideias expressas no texto, bem como de sua hierarquia (principal ou secundária) e das relações entre elas (oposição, restrição, causa/consequência, exemplificação etc.);
- à análise da organização argumentativa do texto: identificação do ponto de vista (tese) do autor, reconhecimento e avaliação dos argumentos usados para fundamentá-lo;
- à dedução de ideias e pontos de vista implícitos no texto;
- ao reconhecimento das diferentes “vozes” dentro de um texto, bem como dos recursos linguísticos empregados para demarcá-las;
- ao reconhecimento da posição do autor frente às informações apresentadas no texto (fato ou opinião; sério ou ridículo; concordância ou discordância etc.), bem como dos recursos linguísticos indicadores dessas avaliações;
- à identificação do significado de palavras, expressões ou estruturas frasais em determinados contextos;
- à identificação dos recursos coesivos do texto (expressões, formas pronominais, relatores) e das relações de sentido que estabelecem;
- ao domínio da variedade padrão escrita: normas de concordância, regência, ortografia, pontuação etc.;
- ao reconhecimento de relações estruturais e semânticas entre frases ou expressões;
- à identificação, em textos de diferentes gêneros, das marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais ou de registro.
- Tendências pedagógicas: visão geral e suas implicações na prática pedagógica
- O currículo: teorias curriculares e organização curricular na educação profissional, científica e tecnológica
- Pedagogia histórico-crítica: fundamentos e implicações na prática pedagógica
- Didática e prática de ensino na educação profissional e tecnológica
- Fundamentos político-pedagógicos dos institutos federais
- O trabalho como princípio educativo na educação profissional, científica e tecnológica
- A integração entre ensino, pesquisa, extensão e inovação nos institutos federais
- Aspectos históricos da educação profissional científica e tecnológica no Brasil
- A afirmação da diversidade na organização do trabalho pedagógico na educação profissional, científica e tecnológica
- A educação de jovens e adultos articulada com a educação profissional, científica e tecnológica
- A avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções e implicações na prática pedagógica
- Educação inclusiva: concepções e implicações na prática pedagógica na educação profissional, científica e tecnológica
- Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (artigo 5, artigo 37 e artigos de 205 a 214)
- Lei n.º 8.112/1990 (regravar)
- Lei n.º 8.069/1990 e suas atualizações
- Lei n.º 9.394/1996 e suas alterações
- Lei n.º 10.436/2002 e seu regulamento
- Lei n.º 10.861/2004 – Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e dá outras providências (regravar)
- Lei n.º 13.005/2014
- Lei n.º 11.892/2008 e atualizações
- Lei n.º 12.711/2012 e seu regulamento
- Lei n.º 13.146/2015
- Decreto n.º 1.171/1994
- Decreto n.º 5.840/2006 – Institui o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja)
- Resolução CNE/CP n.º 1/2004 – Diretrizes para a educação das relações étnico-raciais
- Resolução CNE/CP n.º 3/2002 – Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia
- Resolução CNE/CP n.º 1/2012 – Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos
- Resolução CNE/CEB n.º 6/2012 – Estabelece as diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional técnica de nível médio
- Resolução IFPR n.º 50/2017 – Estabelece as normas de avaliação dos processos de ensino aprendizagem no âmbito do IFPR
- Resolução IFPR n.º 5/2018 – Define as diretrizes institucionais para os cursos que articulam a Educação Profissional e Técnica com a modalidade proeja no IFPR
- Plano de Desenvolvimento Institucional do IFPR (2019-2023) com sua revisão de 2020
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