INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ – TAE
BANCA: Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná – NC/UFPR
TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS
Aplicação das provas objetivas: 21/05/2023 nas cidades de Capanema, Cascavel, Curitiba, Ivaiporã, Londrina, Palmas, Telêmaco Borba e União da Vitória.
Aulas postadas semanalmente!
No vídeo abaixo, você tem tem informações importantes sobre esse preparatório. Assista ao vídeo todo!
SOBRE
Tudo sobre esse preparatório
Conteúdo totalmente online, com videoaulas e materias de apoio esquematizados, organizados em uma plataforma bastante fácil de ser utilizada e aulas postadas semanalmente.
Estude no conforto da sua casa, no seu ritmo e no seu melhor horário. Assista às aulas quantas vezes desejar.
Conteúdos já atualizado de acordo com o edital.
(ATENÇÃO: os conhecimentos específicos são direcionados para Pedagogia).
Período de acesso: 21/07/2023.
O curso é dividido em módulos. Veja abaixo
Suas dúvidas sobre conteúdos podem ser enviadas por e-mail ([email protected]) e todas serão respondidas.
Se a sua dúvida não estiver respondida aqui, entre em contato pelo whatsapp.
Módulos
Módulos do curso com conteúdos
- Prova objetiva de conhecimentos: (caráter eliminatório e classificatório)
- Língua Portuguesa – 5 itens
- Raciocínio lógico – 10 itens
- Legislação Aplicada ao IFPR – 10 itens
- Conhecimentos Específicos – 10 itens
- As questões de língua portuguesa visam averiguar a capacidade do candidato quanto:
- À apreensão do significado global dos textos; (interpretação de texto conteúdos de sp)
- Ao estabelecimento de relações intratextuais e intertextuais; (interpretação de texto conteúdos de sp)
- Ao reconhecimento da função desempenhada por diferentes recursos gramaticais no texto, nos níveis fonológico, morfológico, sintático, semântico e textual/discursivo; (morfologia/classe de palavras/relação de coordenação e subordinação das orações)
- À apreensão dos efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos verbais e não verbais em textos de diferentes gêneros: tiras, quadrinhos, charges, gráficos, infográficos etc.; (interpretação de texto conteúdos de sp/figuras de linguagem))
- À identificação das ideias expressas no texto, bem como de sua hierarquia (principal ou secundária) e das relações entre elas (oposição, restrição, causa/consequência, exemplificação etc.); (interpretação de texto conteúdos de sp)
- À análise da organização argumentativa do texto: identificação do ponto de vista (tese) do autor, reconhecimento e avaliação dos argumentos usados para fundamentá-lo; (interpretação de texto conteúdos de sp)
- À dedução de ideias e pontos de vista implícitos no texto; (interpretação de texto conteúdos de sp)
- Ao reconhecimento das diferentes “vozes” dentro de um texto, bem como dos recursos linguísticos empregados para demarcá-las; (interpretação de texto conteúdos de sp)
- Ao reconhecimento da posição do autor frente às informações apresentadas no texto (fato ou opinião; sério ou ridículo; concordância ou discordância etc.), bem como dos recursos linguísticos indicadores dessas avaliações; (interpretação de texto conteúdos de sp)
- À identificação do significado de palavras, expressões ou estruturas frasais em determinados contextos; (interpretação de texto conteúdos de sp)
- À identificação dos recursos coesivos do texto (expressões, formas pronominais, relatores) e das relações de sentido que estabelecem; (coesão e coerência)
- Ao domínio da variedade padrão escrita: normas de concordância, regência, ortografia, pontuação etc.; (ortografia/concordância e regência verbal e nominal)
- Ao reconhecimento de relações estruturais e semânticas entre frases ou expressões; (interpretação de texto conteúdos de sp)
- À identificação, em textos de diferentes gêneros, das marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais ou de registro. (interpretação de texto conteúdos de sp)
- Tendências pedagógicas: visão geral e suas implicações na prática pedagógica
- O currículo: teorias curriculares e organização curricular na educação profissional, científica e tecnológica
- Pedagogia histórico-crítica: fundamentos e implicações na prática pedagógica
- Didática e prática de ensino na educação profissional e tecnológica
- Fundamentos político-pedagógicos dos institutos federais
- O trabalho como princípio educativo na educação profissional, científica e tecnológica
- A integração entre ensino, pesquisa, extensão e inovação nos institutos federais
- Aspectos históricos da educação profissional científica e tecnológica no Brasil
- A afirmação da diversidade na organização do trabalho pedagógico na educação profissional, científica e tecnológica
- A educação de jovens e adultos articulada com a educação profissional, científica e tecnológica
- A avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções e implicações na prática pedagógica
- Educação inclusiva: concepções e implicações na prática pedagógica na educação profissional, científica e tecnológica
- Resolução de problemas envolvendo frações, números inteiros, conjuntos, contagem, porcentagens, regra de três simples, sequências numéricas e geométricas.
- Leitura e interpretação de dados representados em tabelas e gráficos.
- Resolução de problemas envolvendo raciocínio lógico.
- Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (artigo 5, artigo 37 e artigos de 205 a 214)
- Lei n.º 8.069/1990 e suas atualizações
- Lei n.º 9.394/1996 e suas alterações 2/6
- Lei n.º 10.436/2002 e seu regulamento
- Lei n.º 13.005/2014
- Lei n.º 13.146/2015 11. Decreto n.º 1.171/1994
- Lei n.º 8.112/1990
- Lei n.º 10.861/2004 – Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e dá outras providências
- Lei n.º 11.892/2008 e atualizações
- Lei n.º 12.711/2012 e seu regulamento
- Decreto n.º 5.840/2006 – Institui o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja)
- Tendências pedagógicas: visão geral e suas implicações na prática pedagógica
- A avaliação do processo ensino-aprendizagem: concepções e implicações na prática pedagógica
- Lei n.º 9.394/1996 (e suas atualizações), estabelece as diretrizes e bases da educação nacional (LDB). Artigos: 2, 3, 16, 35, 36, 37, 39, 40, 41, 42, 43, 44, 45, 58, 59, 60, 80
- Resolução CNE/CP n.º 1/2021, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica
- O currículo: teorias curriculares e organização curricular na educação profissional, científica e tecnológica
- A integração entre ensino, pesquisa, extensão e inovação nos Institutos Federais
- A afirmação da diversidade na organização do trabalho pedagógico na educação profissional, científica e tecnológica: direitos humanos, educação das relações étnico-raciais, gênero, educação indígena, educação quilombola
- A(s) juventude(s) brasileira(s): aspectos sociais, políticas públicas e acesso à educação;
- Educação a distância na educação profissional, científica e tecnológica e no ensino superior: conceitos e legislação
- Formação docente: aspectos legais e conceituais
- Organização didático-pedagógica do IFPR: Resolução IFPR n.º 54/2011; Resolução IFPR n.º 55/2011 e Portaria IFPR n.º 413/2016; Instrução Normativa Reitoria IFPR n.º 01/2021; Resolução CONSUP/IFPR n.º 64/2022
Garantia
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- ACESSO ATÉ 21/07/2023.
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